quarta-feira, 24 de junho de 2009

Terapia do Apartamento - A terapia


A maioria das pessoas insatisfeitas com a casa onde moram não percebe onde estão os problemas de fato. É muito difícil enxergar problemas que estão debaixo do nosso nariz. A nossa casa é um espacço extremamente pessoal e nem sempre é fácil vê-la de modo objetivo. Quando você está fazendo uma reforma na sua casa, você também está fazendo uma reforma interior e, quando muda a sua casa, você também muda a si mesmo.
Mas esteja preparado! Existe uma razão para o seu apartamento ser do jeito que é. A casa em que você mora contém muito mais do que os seus pertençes; ela contém energias e emoções antigas que serão dissipadas e podem surpreendê-lo se você não estiver preparado.
Uma maneira de evitar grandes traumas é saber o que lhe espera, se você é uma pessoa fria ou quente, se está infeliz com a sua causa é porque a energia ali dentro está bloqueada. Quando você resolver desbloqueá-la, muita coisa virá a tona e isso pode ser extremamente desagradável.
Composição da sua casa
A sua casa se compõe de quatro partes: ossos, respiração, coração e cabeça.
1. Ossos. As paredes, o chão, o teto, as janelas e os acessórios permanentes formam o esqueleto da casa. Com o tempo, esses elementos básicos vão se deteriorando.
Ex. a pia vaza, as paredes racham, os azulejos soltam.
2. Respiração. A maneira como você dispões os móveis de sua casa determina como ela respira. Como a energia flui.
Ex. estantes muito cheias, correspondência acumulada...
3. Coração. O coração da sua casa se expressa emocionalmente por meio do estilo: as cores, as texturas, as formas e os temas que você escolhe. Se o estilo da casa é indefinido ou irregular, ela fica sem vida, sem energia e força;
4. Cabeça. A cabeça da sua casa é expressa no seu propósito - como você a usa e o que faz dentro dela - e se evidencia na sua decoração. Uma casa saudável favorece atividades domésticas.
E como estão as partes da sua casa???
As minhas duas precisam melhorar todos os itens.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Banheiro Colorido - A visão trash

Queridos,

sinto muito traumatizá-los com as fotos abaixo, mas é necessário.

Veja a beleza e suntuosidade da pia abaixo, pena que não pegou todas as rachadurazinhas do tempo...é O detalhe.



Gente, essa pia aí, já tem substituta comprada, é uma pia branca de bancada sintética com armário embaixo, tudo branquinho. Falta os metais e algumas coisas da instalação sanitária.
Aí, ainda no momento combinante, com bidê rosa cor de qualquer coisa e detalhe do caxonete detonado pelos meus vizinhos cupins...ai ai

O bidê eu vou ter que comprar novo, eu sei que para alguns é ultrapassado, mas eu e minha mãe fazemos questão, branco, simples e barato...ah e metais e material de instalação.
Quanto a porta, por questão de economia vai uma porta sanfonada em pvc branca, metade do preço só do caxonete.
Percebem as cores...que graciosidade....

Esse armário sai. Acima da nova pia haverá um espelho e uma arandela.
Agora, olha o detalhe mega zap moderno de sustentação da sua ducha lorenzetti preferida...
A ducha também já tem substituta comprada. Vou precisar comprar uns detalhes como isolantes e disjuntor próprio.


Olha que ambiente "clean"...
Tá vendo pq não dá pra manter esses azulejos...ai ai






Preciso de um vidro e pintar as esquadrias.
Essa foto abaixo é o must do encontro das cores nada a ver...viram como eu não exagerei?
Por fim, quero muito trocar o box por um blindex...





Reparem como o corredor quebrado passa mais tranquilidade que o samba do crioulo muito doido que é o banheiro.




Agora vamos ser realistas....Vou colocar a porta de correr, trocar as louças, pintar e manter assim até ter dinheiro pro resto.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Chega de Bagunça

É um programa interessantíssimo que passa no Discovery Home and Health todos os sábados às 11:00h.

Uma equipe composta por um marceneiro (tuuuudo de bom), um decorador e um organizador profissional, além de uma apresentadora meio sem sal, arrumam e orgaizam dois cômodos de uma casa, com a ajuda dos donos.

Como ninguém tem esses 4 e mais os 20 caras que ajudam a fazer tudo isso em dois dias, vamos pegar os conselhos do livro "Terapia do Apartamento" e separar alguns minutos do dia para fazer essa organização aos poucos...

Separe 20 minutos
Separar vinte minutos por dia é suficiente. Comece com uma gaveta, no outro dia invista nas prateleiras do armário e, assim por diante. Em pouco tempo, a casa estará organizada, sem que você tenha feito muito esforço para isso.

Faça quatro pilhas. Use cestas ou caixas para auxiliar na organização:

Manter: separe todos os itens que deseja manter após a organização.Consertar: Verifique, dentro do que deseja manter, se existe algum item que necessita de conserto ou reforma.

Doar/Vender: ítens que não são mais úteis, mas estão em bom estado, podem ser vendidos em brechós ou doados para conhecidos e instituições de caridade.

Lixo: todos os itens que não deseja mais e não podem ser consertados, vendidos ou doados devem ser reciclados ou jogados no lixo.

Organize
Agora que já se livrou de todo o excesso que estava guardado, chegou a hora de organizar os itens que decidiu manter.

Organizando meus papéis....


Eu sempre fui mais pra organizada do que pra bagunceira...adoro coisas etiquetadas e arrumadas, mas quando eu tive a depressão, ela se mostrava mais nos meus papéis.
Na minha mesa de estudos e computador, tinha uma pilha de mais de 50cm de papéis variados e eu fui aos pouquinhos acabando com ela, assim como coloquei pra fora da minha vida a doença.
Massss...ainda não voltei a ser o primor de formosura e organização que eu era e quero voltar...a hora é agora...sem dinheiro, com tempo de ficar em casa e querendo mudar.
Acabar com esse Chi acumulado e deixar a energia fluir!
Geralmente a bagunça da sua casa, reflete sua bagunça interna. E eu sinceramente acho que tudo bem deixar um tempo assim se é como vc realmente está se sentindo.
Eu estou lá na reforma querendo arrumar a casa pra mudar, mas preciso mudar coisinhas pequenas aqui na minha casa atual...até pra me achar...e arrumar e colocar coisas no lixo é quase um fetiche pra mim... ADOOOOOOOOOOORO!!!!
Material:
1 caixa de papelão
sacos plásticos tamanho A4
etiquetas
pastas plásticas tamanho ofício
1) Pegar as pastas plásticas não usadas e limpá-las;
2) na caixa de papelão, vamos jogando tuuuudo que precisa receber destinação e que ainda não tem sua pastinha;
====> Eu já tenho as pastinhas:
a) Saúde - exames
b) Saúde - receitas
c) Saúde - bulas
d) Eventos
e) Documentos de família
f) Documentos para imposto de renda do próximo ano
é só ir destinando, o objetivo agora não é colocar tudo em ordem DENTRO das pastinhas, mas sim, NAS pastinhas.
3) o que sobrar, separe em: lixo, preciso guardar e quero guardar e crie uma ou duas subdivisões.
Pois bem...o prazo é sexta!!!!!!
2)

domingo, 14 de junho de 2009

Terapia do Apartamento / Tipos de Pessoas



Gente, esse é um livro pequenininho e super legal, o autor é Maxwell Gillingham-Ryan, Editora Pensamento.

E voltei a ler, primeiro por causa da obritcha maluca que eu resolvi tocar agora q estou pobre, pobre de marré desci... e depois porque o blog da Pri, me fez lembrar um monte esse livro.

" Em vez de nos perguntarmos o que de fato tornaria a nossa casa mais funcional, geralmente concluímos precipitadamente que deve haver algo que possamos comprar para solucionar as deficiências denossa casa..."

Mas quando compramos, raramente nos desfazemos de outra coisa e assim vamos vivendo cheeeeeios de coisas.

Os 2 Tipos de Pessoas - Quentes e Frias

Pessoas Quentes - Se preocupam com a desordem e a organização e tendem a ser meio obsessivas com relação à casa. Geralmente são gregárias, amistosas e generosas. As pessoas quentes são boas anfitriãs, mas intolerantes quando o assunto é limpeza e organização. Elas pecam por excesso e são muito apegadas as pessoas e às coisas.

Pessoas Frias - Ficam menos em casa e geralmente a encaram como um inconveniente. Elas querem que a casa seja confortável, mas não querem que dê trabalho. Eficientes por natureza, as pessoas frias geralmente são perspicazes, espertas e independentes. São bons hóspedes, mas não têm muito jeito para oferecer conforto. Esse tipo de pessoa sabe como evitar bagunça. Em casa não têm nenhuma simpatia pelo conceito " Faça você mesmo" e se acham meio desajeitadas. A sua maior dificuldade é o fato de não conseguirem se apegar nem às pessoas nem às coisas.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Continuo quebrando os azulejos...

Mas deu uma depressão olhar aquilo tudo quebrado...
...ver que a pintura vai dar muuuuito mais trabalho pq a parede tem muitas camadas de tinta e alguns buracos...
...ver que o bolso tá vazio e que talvez não dê pra fazer algo legal...
...e o banheiro....que desgosto que dá só de olhar....

Acho que vou apelar pra uma grande faxina...As coisas limpas sempre ajudam a gente a melhorar de humor...

terça-feira, 9 de junho de 2009

Banheiro colorido


Perceberam que diferença fez a cor nesse banheiro?
Pois é...agora se imaginem entrando toda hora nele, à noite (quando a cor fica escura) por exemplo. E ela provavelmente vai se tornar cansativa.
Uma opção é pintar uma faixa ou metade da parede..estou pensando em fazer isso em verde água.
O banheiro da foto parece super chique, né?
Mas percebam que:
1) A esquadria é mega simples, um basculante simples.
2) Não há azulejos, nem no frontão da pia. Eu pessoalmente não faço questão de ajulejos e tenho horror a peças azulejadas até o teto. Mas se você não pretende viver muito tempo no imóvel ou quer aumentar o preço de venda dele, acreditem em mim, banheiros e cozinhas com azulejos até o teto ainda valorizam o imóvel. ECA!
Ahhh e tem mais...olhem bem e reparem que a parede é texturizada...ótimo recurso pra meninas não tão habilidosas como eu! Pois escondem uma massa corrida não tão bem puxada. Mas vale a dica, a tinta deve ser lavável (Gente, PVA é lavável!) e a textura simples de limpar....se não vai juntar um monte de sujeira.
3) O vaso sanitário é de caixa acoplada e além de ser de fácil manutenção é muito mais econômico que caixas de descarga ou válvulas. Além disso, como a parede não é azulejada, eventuais reparos são bem mais fáceis.
4) O armarinho chiquésimo que está dando O charme ao ambiente é uma versão muito fácil de achar hoje em dia e ótima para banheiros sem armários embutidos. E tá na moda! Uma opção é pegar aquele seu armarinho ou mesmo mesa sem uso e maltratado, dar umas camadas de tinta, pedir a um marceneiro pra fazer o vazado para encaixar na peça e VOILÁ!
5) E o espelho do banheiro...tem na CASA e VÍDEO! Ou tinha...rsrsrs

Vamos dormir bem???

Gente...quartinho da TOK STOK...vamos ver o que consigo aproveitar da idéia....

Minha cama não tem guarda e é clara como a da foto, mas minha cômoda é escura e linda, assim como minhas mesinhas de cabeceira.

Mesinhas de cabeceira: madeira escura, encontradas no porão de casa, precisam ser lixadas, coladas e de alguns preguinhos, além de uma demão de verniz e puxadores novos. Dependendo do estado final do tampo das duas, vou usar um vidro de uns 4mm em cima. É uma opção barata e que dá um acabamento super legal.

Cama: eu não gosto da minha atual cama, principalmente porque não tem guarda. Mas estou pensando em opções para guarda, como:
a) almofadas em um varão;
b) almofadas soltas;
c) uma placa de MDF presa a parede.
Eu quero uma guarda, porque leio muito sentada na cama e a parede gelada é bastante desconfortável.
Ela também vai precisar ser lixada, mas ao invés de envernizá-la, vou pintar de branco. Ela tem 6 gavetas, o que a torna bastante funcional. O acabamento em branco tem como objetivo principal, mais que renovar o móvel, é clarear os demais móveis sem destoar muito.

Cômoda: tenho uma linda cômoda de madeira, com puxadores antigos que era de vovó. E sabe do que ela precisa? Só de carinho!!!! Está linda ainda e super bem conservada.

Perceberam a lixeira no quarto? Acho isso indispensável, mesmo sem a mesa de trabalho.

bjs e bom dia

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sonho de consumo....

Você pode ser megalomaníaca e ecologicamente correta até no vaso sanitário.

Esse vaso aí de cima, que não vou dar a marca porque não ganho pra fazer propaganda, é super mega ecologicamente correto e prático...

Tem 10 anos de garantia, e tem ECOFLUSH!!!!

Até o nome é chique, gente...mas nada mais é que dois disparadores de descarga separados para o nr. 1 e o nr. 2...um com 3 litros e outro com 6 litros. Mega economia...melhor que isso só usando água da chuva para alimentar o vaso sanitário!!!!

Mas pasmem.... vc acha uma bacia com caixa acoplada desde R$ 150,00 até R$ 2000,00.

Será que eu consigo minha ECOFLUSH por um preço acessível? Afinal vale a pena pagar mais para ser legal com a natureza.

Mas deve ser cara, pq não achei preços online...vou bater perna e depois conto pra vocês...olha mais exercício aí...

Quartos e sala

É só pintar....

Alguns lugares vou precisar preparar a base antes, por causa de marcas de infiltrações antigas.

Também vou precisar trocar a luminária de um dos quartos e instalar o ventilador de teto no outro.

Em um dos quartos é preciso colocar uma "soleira" pra janela e trocar vidros quebrados.

E as portas precisam ser reformadas.

Mas é tudo fácil e eu mesma posso fazer...

Pra completar o acabamento, é só limpar e trocar alguns espelhos de tomadas e interruptores antigos.

Cozinha e corredor

A cozinha dessa casa sempre foi o melhor cômodo, além do colorido espetacular, ela sempre foi a mais espaçosa e em casa de português, cozinha é sempre o melhor cômodo.


Mas tá tudo muito maltratado e vou ter que trocar:

- revestimento das paredes
Estou retirando os azulejos e os rodameios e vou pagar pra embossarem. Depois eu mesma aplico a massa corrida e pinto. Sim...tudo pintura lavável...só quem vai ganhar revestimento, que ainda não decidi se vai ser em pastilha, em azulejo ou em mármore, será o frontão da pia. Cor: BRANCO NEVE...


OBS.: NESSE PRIMEIRO MOMENTO TODA A CASA SERÁ PINTADA INTERNAMENTE DE BRANCO NEVE E DEPOIS, COM DIN DIN E CALMA, EU DOU UNS TOQUES DE COR!



- Piso
Vai continuar o vermelhão até segunda ordem, ou dinheiro aparecer. Mas idéias não faltam, desde um piso cerâmico, passando por um piso único em epóxi, um cimentado queimado branco com madeira como rejunte até um acabamento em paviflex ou semelhantes...mas isso é futuro.





Tenho vários armários em metal, pintados de branco, para colocar na parede e além dele, tenho um armário de alvenaria na cozinha, onde os azulejos azuis vão permanecer internamente e será revestido em pintura normal....Para fechar esse armário e o armário embaixo da pia, usarei cortinas de pano bordadas...já as tenho...gosto do jeito retrô...e como não vou ter como mandar fazer tudo planejado, acho que vai combinar com o estilo da casa.

Então espaço não vai faltar pra guardar troços...



As luminárias ainda dão pra aproveitar, mas entram na lista pra alterações futuras.

Vou ter que comprar outra pia, com o granito e os metais...essa já tá quase saindo correndo sozinha...

De móveis...não tem geladeira...mas isso tb é detalhe a essa altura do campeonato.

Vou precisar trocar a porta...com tudo...caxonete, porta e maçaneta...ai ai...

No corredor vai ser o mais fácil....paredes embossadas, é só pintar e trocar a luminária, que eu já tenho....fácil!!!!

É de um bom gosto....rsrsrsrs



Minha mãe comprou essa casa em 1983...Mas acho que essa paleta MA-RA-VI-LHO-SA de cores é dos anos 50 ou de algum surto psicótico atemporal.

A cozinha, a sala, o corredor (pasmem) e o banheiro eram dessa mistura incrível de piso vermelho (vermelhããão) 5x10, azulejos azuis (dispensam comentários) 15x15 e um espetacular rodameio preto.

Mas caríssimos, isso não é tudo...o banheiro coroava o bom gosto com peças em rooooosa! (Mas vocês terão o prazer ou desprazer de ver um post especial do banheiro.

O piso eu admito que gosto, não combina com nada, mas bem encerado (pensem no exercício), fica lindo.... E também, agora não vou ter dinheiro pra comprar piso pra tudo e só o banheiro, por uma questão óbvia de falta de alternativa terá outro piso.




Mas os azulejos e os rodameios só tirando! Mamãe falou em pintar, mas seria como um exorcismo mal feito e preferi tirar. Quando ela me deu o ok, fiquei tão tão feliz...nem sei explicar...

E pra economizar gastos eu e meu sobrinho estamos arrancando os azulejos de tuuuudo.

Vejam ao lado a delicadeza dos apliques de azulejos de azuis em tons diferentes....um primor.... ECA!

Essa foto aí é do corredor.

Há também o complemento feito pelo último inquilino que pintou a parte de cima da parede da cozinha em um tom de amarelo dor de barriga.

Fico bege com essas pessoas que nasceram pra decoração...é dom mesmo!
Eu tinha um dobberman, liiiindo e todo preto...não é esse ai da foto não...Ele era musculoso, altivo e BONACHÃO!!!! Chamava-se Germain.
Se achava um poodle, era mega obediente, super carinhoso, mas amedrontava todo mundo....e sempre que alguém tomava um susto com ele, ele me olhava com aquela cara meio de lado, como quem diz: "O que ele tem?"
Todo mundo tinha medo do meu negão (apelido que eu botei qdo ele era pequeno e ele só atendia quando eu chamava), e ele vivia pulando como um poodle, além de ter uma garganta digna de um barítono. Quando ele latia parecia até que era mau! Sem falar que com uns dois anos nós paramos de passear juntos, porque ele que passeava comigo e minha mão sangrava, mesmo com ele de enforcador.
Então fomos obrigados a construir um canil. Mas foi meio no improviso e no vamos lá... e saiu isso aí que vocês estão vendo...
Meu negão passou o resto da vida nessa casinha, pouco podia sair, mas ele agora tá no Céu dos Cachorrinhos, pulando livremente, e esse canil horroroso e que me lembra demais o Germain, vai PRO CHÃO!!!!!
Tenho várias opções pro espaço:
1) aumentar o canteiro de plantas;
2) finalizar o canteiro e colocar um banco de jardim;
3) finalizar o canteiro e colocar uma churrasqueira;
4) Todas as opções acima.
Pra vocês se localizarem:
o canil fica na parte da frente da casa, em frente a entrada de serviço. Sobre ele cresce um lindo bouganville pink, que eu quero aproveitar não sei como, pois ele hoje usa a estrutura do canil e faz tipo uma pérgula.


Era uma casa muito engraçada...

Mamãe, trocou uma apartamento tão direitinho, perto de tudo, para comprar uma casa com quintal pra pequerrucha dela (EU!!!) e pra que eu pudesse ficar perto dos parentes de meu papai.
Mas a casa era antiga, desatualizada e maltratada e precisava de reformas...Mamãe, professora que era, disse que iria fazendo aos poquinhos...
Agora 30 anos depois, mamãe mora na casinha menor nos fundos, que já passou por reforma mais precisa de mais. E a casa da frente virou um pesadelo...Emprestamos pra alguns parentes morarem, alugamos pra outras pessoas e a casa foi ficando cada vez mais tristinha e feinha.
Aí, a pequerrucha aqui quer e precisa de espaço e mamis deu idéia de me alocar lá na casa da frente, mas ela precisa de um "jeitinho".
Comecei a planejar o jeitinho tem mais de dois anos, mas só planos, não comprei nada e não fiz nada, a casa ficou mais caída e agora eu estou ganhando menos, mas decidi que vou fazer o meu melhor com as minhas mãozinhas e com a ajuda psicológica e financeira da minha mamãezinha.
Nunca tive meu próprio quarto na casa da minha mãe, já tive meu quarto na casa de minha avó e de meu pai, mas na minha CASA nunca e essa é a chance de ter meu quarto, meu banheiro, meu canto de estudos, minha cozinha e minha sala.
Taí embaixo a fachada atual, na qual eu não devo fazer muita coisa, pelo menos não agora...
Só caiar e terminar o acabamento da parte de baixo da platibanda.