domingo, 9 de setembro de 2012

Terapia do apartamento e Reforma

Essa semana peguei de novo o meu livro Terapia do Apartamento para ler. Eu releio ele de tempos em tempos e é interessantíssimo como eu sempre aprendo coisas com ele.

Já fiz alguns posts sobre isso. E por falar em posts...é claro que faço o blog para me organizar e para minha distração...mas é bem ruim ninguém te ler, ninguém te comentar...é aquela sensação de escrever no diário...

Continuo na minha lenta organização, semana passada meu namorado fez a parte que lhe cabia e encheu duas sacolas plásticas (daquelas de supermercado) com fitas k7 minhas, velhas...eu quase tive uma crise e tirei da mão dele. Mas a verdade é que a última vez que eu as tinhas visto (não usado) foi a 2 anos quando me mudei....Meu Deus!!!!

Sempre me lembro, em relação ao livro que falei acima, de uma parte que ele diz que cozinhar em casa faz bem, traz vida. E sempre penso nisso. Apliquei a técnica do arrume sua cama antes de sair...Principalmente quando eu estou mais desanimada ou cansada eu uso essa técnica, daí chegar em casa e olhar para a cama se torna gratificante.

Lendo o livro, ele tem alguns questionários para ver o quão doente sua casa está. E percebi o quanto de melhoras foram feitas.

Um parâmetro muito interessante que ele dá é o seguinte. Separe todo ano o equivalente a um mês de aluguel (se você fosse alugar a sua casa, ou se você realmente vive de aluguel, o preço que paga por um mês) para uma reforma anual. Parece pouco? Mas não é! Não se você mantém tudo em ordem. Não é para deixar tudo acumulado e achar que vai resolver os males do mundo com esse valor.

E uma vez a cada dez anos utilize o equivalente a um carro popular para fazer uma reforma no imóvel.

Então, seguindo essa linha de raciocínio, minha mãe gastava a cada dez anos o valor de um aluguel, não por mal, mas por falta de dinheiro e a casa está berrando por socorro. Óbvio, né!

A dois anos, no início desse blog, gastamos no total uns 6 mil reais com pequenas reformas:

- comprei:
a) um bidê;
b) uma nova pia para a cozinha;
c) novos metais para o banheiro;
d) um novo filtro de água;
e) um tanque;
f) material de pintura em geral: tinta, primer e massa corrida;
g) fechadura para 1 porta interna;
h) cortinas para dois quartos;
i) material pesado de obra;
j) material elétrico;
k) material hidráulico;

- como eu já disse ganhei do meu irmão os revestimentos para banheiro, corredor e cozinha, mas eu paguei a mão de obra.

- vários trabalhos de prego e parafuso;

- 1 pequeno reparo de vazamento;

- instalação de 2 ar condicionados;

- pintura da casa (só interna e nem toda);

Gastei até pouco, né? Pois é, mas a casa já está gritando por novas reformas e novos reparos.

E com isso, me convencendo que é um dinheiro que eu preciso gastar, e que estou gastando de novo porque a casa ficou muito tempo sem cuidado, encomendei ao empreiteiro os seguintes orçamentos:

1) Terraço: efetivamente construir um terraço, porque o que eu tenho é um puxadinho safado que meu tio fez de ripas de madeira. Eu prometo que tiro uma foto para vocês antes dele ser demolido. Isso significa que ele vai ter que esvaziar a área, retirar a atual cobertura, fazer pilares, construir uma parede, mais duas meias paredes e fazer a cobertura. Além disso terá que desviar a instalação hidráulica que está exposta e fazer uma instalação elétrica mínima. UFA!!!!

2) Investigar e tratar uma vazamento em toda a lateral da minha casa;

3) Trocar a janela do meu quarto.

Ai ai ai, ui ui ui! Espero sinceramente gastar bem menos que um carro popular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário